A Fauna, Desesperada, Procura se Adaptar

faunaTenho quarenta e cinco anos de idade, e destes, mais de trinta e passei na Granja Vianna, o que representa mais de dois terços de minha vida. Eu adoro viver na Granja. Um bairro que pertence a três municípios, Carapicuíba, Cotia e Jandira, único.

Recentemente a Granja foi descoberta pelo setor imobiliário e as pessoas perceberam que o paraíso está a menos de 30 minutos de São Paulo. Uma grande quantidade de novos negócios e condomínios está surgindo e infelizmente a Granja não será mais a mesma. Uma pena.

Porém, apesar de toda esta nova invasão do ser humano, como morador da Granja e observador de longa data dos animais que aqui fazem o seu habitat, tenho notado uma invasão silenciosa que talvez outros moradores não tenham percebido, talvez por não conhecerem outros locais de natureza mais abundante do que nossa querida Granja Viana.

Uma surpreendente invasão de animais silvestres.

Todo dia que vou para casa, nos breves intervalos de viagens, passo ao lado de um laguinho utilizando uma ponte sobre o rio Cotia que pertence a uma tímida APA.

Para quem não sabe, APA, é a sigla que significa Área de Proteção Ambiental, um modelo de Unidade de Conservação que tem por objetivo proteger uma determinada região natural, e que suporta a presença humana. Castigada pelas águas do Rio Cotia que trazem sujeira e lixo das áreas que atravessa, especialmente em época de chuvas, este pequeno local, como um oásis em meio aos constantes desmatamentos, têm atraído uma grande quantidade de aves, mamíferos e répteis.

Nos últimos anos, eu e minha equipe temos registrado despretensiosamente estes animais, montando um arquivo que vem se tornando maior e maior.

Acredito que, infelizmente, esta alegria em ter estes animais em nossa região, seja na verdade resultado de uma perda. Perda de habitat próximos com áreas de mata, mesmo que secundárias, que abrigavam estes animais e que hoje estão sendo suprimidas para dar espaço aos novos empreendimentos de toda esta região. Preço do aumento populacional.

Não vou publicar aqui todas as fotos de animais fotografados e avistados, mas gostaria de ter a chance de repartir a lista dos animais que frequentam nossa Granja Viana, a menos de 20 minutos do bairro do Butantã. Vamos aproveitar enquanto podemos…

Gambá, Ouriço Cacheiro, Coruja Orelhuda, Papagaio Verdadeiro, Biguá, Socozão, Frango d’agua’ Irerê, Garça Branca grande, Garça Branca pequena, Arara Caninde, Jararaca, Coral falsa, Teiú, Jacu, Esquilo, Sagui, Pica-pau vermelho, Pica-pau amarelo, Alma de gato, Capivara, Nutria, Cobra papa-lesma, Sapo cururu, Urubu Cabeça Preta, Morcego Frugívoro, Tucano Toco, Tucano de Bico Verde…

 

Proxímo Anterior
fanuna-6
tucano-2 
fauna-16
fauna-6 >
fauna-15
fauna-14
fauna-13
fauna-11
fauna-10
fauna-9
fauna-8
fauna-7
fauna-4
fauna-3
fauan-12
Proxímo Anterior

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *