Como ajudar seus cães a fazerem coco e xixi no lugar certo

A primeira coisa para se entender neste treinamento, é que seus cães não fazem coco e xixi no lugar errado para te desafiar. A verdade é que eles, não fazem a menor ideia, de que a sala ou a área da piscina é o lugar errado.
É bom entender também que este treinamento pode levar dias ou semanas até que seu cachorro aprenda a fazer no lugar certo, ou seja, no lugar que escolhemos e julgamos como certo para eles fazerem coco e xixi.

ensinar-fazer-necessidades-lugar-certoO 1º passo é identificar os lugares que ele já faz coco e xixi. Uma vez identificado iremos colocar o jornal sobre o xixi e deixar o jornal um tanto molhado pelo xixi que já estava naquele local. Para facilitar vamos supor que ele faz coco e xixi na sala, na cozinha e na área da piscina.

Agora que temos um mapa olfativo, de um local especifico elegido por eles, onde ele já faz coco e xixi, iremos trocar regularmente o jornal destes três lugares, deixando sempre uma folha de jornal molhada pelo xixi deles em cima das folhas novas (recém colocadas), o que desejamos com isto é deixar ativo o mapa olfativo.

Certifique-se de ele continua fazendo em cima dos jornais, e se quiser pode recompensa-lo sempre que acertar com afagos e petiscos. Agora o 2º passo é retirar o jornal que ele frequenta menos, vamos hipoteticamente assumir, que ele faz menos na área da piscina. O que esperamos desta ação é que ele continue fazendo apenas nos jornais da sala e da cozinha.

O 3º passo é mais uma vez retirar o jornal que ele usa menos, vamos imaginar que estamos retirando o jornal da cozinha. Se ele continuar fazendo coco e xixi única e exclusivamente no jornal da sala, parabéns pra você e seus cães. Mas a sala não é o lugar que você deseja que ele faça suas necessidades fisiológicas.

O 4º passo é mover metro a metro, durante algumas semanas, o jornal da sala em direção ao local que você escolheu como o lugar certo para coco e xixi, talvez este local seja a área de serviço. Não importa qual sejaa área da casa que você escolheu, o mais importante é manter a paciência e a persistência do treinamento.O sucesso do resultado dependerá de você.

Jean Cloude

Especialista em Psicologia Canina

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *